Intermodal Trensurb + Bicicleta

Muitos não sabem, mas é permitido transportar bicicletas nos trens da Trensurb. A iniciativa surgiu no início de 2008, e a partir daí foi sendo aperfeiçoada. Infelizmente, é difícil alguém conseguir fazer esse intermodal para ir trabalhar, pois nos horários de pico é proibido entrar com bicicleta no trem. O que é compreensível, pois estão lotados.

Eu já transportei a minha em um domingo até a Estação São Leopoldo, e não tive problemas. Ao esperar o trem, o ciclista tem que procurar um adesivo no chão que indica em que porta deve entrar com a bicicleta, que neste vagão terá um suporte para pendurá-la. Eu fiz isso e não tinha nada, sentei no banco e fiquei segurando ela.

O bom foi chegar em São Leopoldo e ver o número considerável de bicicletas estacionadas em um corrimão da entrada. A estação tem até um local fechado para estacionar bicicletas, mas estava fechado (talvez por ser domingo) e com cara de abandonado. Há uma ciclovia que liga os lados da Estação Unisinos com o Centro, embaixo de onde passa o trem. É escondida, sem sinalização e acaba no nada, mas tirando esses poréns até que é boa.

Horários que dá pra transportar bicicletas nos trens:

 

Para saber mais detalhes, confira no site da Trensurb.

Anúncios

3 Respostas para “Intermodal Trensurb + Bicicleta

  1. Que blog espetacular!! Parabéns 2 vezes! Vou colocar o endereço em meu twitter e Facebook. O trabalho que vocês fazem é de enorme importância. Grande abraço!

  2. O principal problema de bicicletas no Trensurb é o limitadíssimo horário de acesso. Se tu precisar ir de bicicleta para o trabalho, vai ter que fazer isso em horários, digamos, não convencionais.

    Outro detalhe é que nem sempre o vagão indicado tem um suporte para bicicletas. Não que isto seja um problema real; nos horários permitidos tu consegue simplesmente levar a bici ao teu lado.

    Adoraria que a Trensurb tivesse um pouco mais de coragem e experimentasse com o transporte de bicicletas em horário livre. Parte de um dos vagões podia ter os bancos removidos e adaptado para receber bicicletas. Aos poucos a empresa poderia ir medindo a receptividade e uso deste espaço, e aumentá-lo se necessário.

  3. Em contato com a Trensurb, pelo telefone de atendimento ao usuário, fui informado que durante a semana da Expointer não é permitido o acesso de bicicletas aos trens. E mais: nenhuma estação localizada em Porto Alegre está equipada com bicicletário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s