Luto

Prezados Senhores,

Nós do “Bici Anjo” somos ciclistas urbanos voluntários que ajudam as pessoas a pedalarem no trânsito com mais segurança. Assim como em diversas ocasiões passadas, estamos sendo procurados por algumas emissoras de TV para participar de reportagens oferecendo dicas de segurança no trânsito para quem usa a bicicleta. Em respeito às trágicas mortes da Patrícia e da Daise, entendemos que este não é o momento de falarmos sobre o comportamento do ciclista no trânsito, como se este fosse o único responsável por sua segurança.

Acreditamos que é o momento de questionarmos nossas ações, a formação de condutores de veículos, a formação dos motoristas profissionais, suas condições de trabalho e níveis de estresse, as políticas públicas de nossa cidade, os 20% das multas de trânsito previstos em lei investidos na construção de ciclovias e na educação do trânsito que nunca ocorreram, bem como a fiscalização das leis de trânsito pela EPTC.

Não queremos achar culpados para estes casos específicos, pois eles só ilustram a insegurança no trânsito de Porto Alegre. Queremos políticas públicas que humanizem o trânsito e garantam a formação de condutores responsáveis e bem informados – só assim evitaremos mortes de ciclistas, pedestres ou passageiros de automóveis.

Anúncios

Uma resposta para “Luto

  1. Pingback: Bici anjos de luto | Vá de Bici

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s